Fazendo o primeiro contato com o Cão
Para construir a confiança do cão, inicialmente, abordando de maneira correta os sentidos sensoriais dos cães (audição, visão, olfato, tato e paladar). Primeiro contato que os cães têm com o mundo é através do sentido olfativo, por isso damos o tempo para que ele sinta seu cheiro e se aproxime de maneira natural.
Facilitando, sentando no chão e nos aproximando do seu mundo assim ganhando sua confiança.
A Confiança do cão e segurança se cria em lugares tranquilos
Procure receber o cão em locais tranquilos, usando sua energia para que o cão identifique o equilíbrio e se sinta seguro.
Locais com outros cães tranquilos e receptivos favorecem a introdução na matilha.
Seu cão precisa de tempo para adquirir confiança
As interações forçadas podem gerar estresse para o cão.
Para ganhar sua confiança, dê o tempo que ele precisa, fundamental para um futuro relacionamento com o seu pet. Logo ele irá procurar um contato.
Seja o provedor de coisas boas inicialmente, como suprir suas necessidades básicas como alimentação.
“Alguns cães conseguem interagir mais rápido do que outros”.
Um bom método para ganhar a confiança do cão é o reforço positivo
Uma dica que ajudará muito a ganhar a confiança do seu Pet é o reforço positivo, onde você o premia com um petisco ou brinquedo que ele goste a cada comportamento adequado.
Estimule o esforço mental
Levar seu Pet para um passeio, uma longa caminhada para drenar suas energias ajudam bastante na hora de ganhar sua confiança.
Brincadeiras com objetos do agrado do pet também ajudam, mas vale ressaltar que um cão inseguro não irá se interessar por brinquedos podendo ter o efeito contrário do que se espera e até mesmo por petiscos, então sendo o ideal um longo passeio de maneira adequada para sua transição de energia negativa e ruim para uma boa e tranquila.
Para entender se o cão confia em você entenda os sinais através da linguem corporal dele
Sinais básicos e simples como rabo entre as pernas, orelhas retraídas, olhar fixo e pupilas dilatas e corpo tremulo são uns dos principais sinais.
Não toque, não olhe e não fale até que o cão relaxe o suficiente na sua presença, não forçando o contato para não ter nenhum incidente nem para o tutor, nem para seu pet.
Pois a primeira impressão que causamos no cão é crucial para continuidade da dessensibilizarão dele.
Consulte um profissional qualificado
A recomendação adequada para qualquer tutor com dificuldades em adquirir confiança ou para outros meios é consultar um profissional na área de comportamento canino! Esse profissional, especialista em comportamento pet, poderá identificar o cachorro traumatizado e verificar a abordagem correta.